Espaço de aprender e ensinar JUNTOS!

Atualizado: 9 de set. de 2020

Neste espaço irei colocar dicas , pensamentos, reflexões sobre a arte e temas que interessar a todos nós! Nós? Sim! Nós que navegamos por aqui! :) Mas Vou te confessar

uma coisa : cada palavra, cada post.... é um aprendizado.... nunca havia feito isto antes...

uma grande aventura que pretendo fazer com todos por aqui! Bem vindo e vamos "voar", "viajar" juntos! Quem sabe não nos ajudamos e agregamos valor a nossa vidas!


Aqui é um lugar que nunca fui ....MAS VOU AMAR CONHECER !

Por arte da Grécia Antiga compreende-se as manifestações das artes visuais, artes cênicas, literatura, música, teatro e arquitetura, desde o início do período geométrico, quando, emergindo da Idade das Trevas, iniciou-se a formação de uma cultura original, até o fim do período helenístico, quando a tradição grega se dissemina por uma larga área entre a Europa, África e Ásia, abrangendo o intervalo de aproximadamente 900 até 146 a.C., data em que a Grécia caiu sob o domínio romano. Entretanto, esses limites cronológicos não são um consenso entre os historiadores.

Os exemplos mais conhecidos da arte grega antiga, e os que mais profundamente influenciaram as gerações posteriores, tanto teórica como materialmente, pertencem ao período clássico, quando conheceram apreciável unidade ideológica e formal, encontrando os seus alicerces numa filosofia antropocêntrica de sentido racionalista que inspirou as características fundamentais deste estilo: por um lado a dimensão humana e o interesse pela representação naturalista do homem e, por outro, a tendência para o idealismo, traduzido na proposição de cânones ou regras fixas que definiam sistemas de proporções e de relações formais para as produções artísticas. A mesmo tempo, cristalizava-se o conceito de paideia, que vinha sendo elaborado desde os tempos arcaicos - um sistema de educação integral para a formação do cidadão perfeito - que previa uma função social e pedagógica para a arte, concebendo-a como uma atividade eminentemente utilitária e técnica e colocando-a na órbita dos ofícios mecânicos - de fato, somente no fim de seu ciclo a cultura grega passou a debater a ideia de que a arte poderia ter um escopo ampliado e popularizado, e ser praticada sem vínculo com a função social, e sim pelo puro prazer estético.

( Fonte : Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.) #elpiartecriacao,#betepimentel,#desenhosbetepimentel,#artegrega #artenagrecianatiga, #artefilosofiaantropocentrica


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo